sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Clube 25 do Hemonorte incentiva jovens à doação de sangue

Com o objetivo de incentivar e esclarecer a população quanto à doação de sangue, o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha (Hemonorte) lançou, em agosto de 2008, o Projeto Clube 25, formado por jovens com idade entre 16 e 25 anos, que cumprem metas de doação de sangue durante suas vidas.

Criado pela Cruz Vermelha Internacional e Organização Pan-Americana de Saúde, o Clube 25 é coordenado, no Brasil, pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de educar, captar e fidelizar jovens estudantes do ensino médio e universitário, no que se refere à importância da doação voluntária e periódica de sangue.

Primeiro Hemocentro do Nordeste e terceiro do país a fazer parte desse projeto, o Hemonorte conta, hoje, com 340 participantes. Segundo a Diretora de Apoio Técnico da instituição, Rosemary Oliveira, “o grupo surgiu para mudar o perfil do doador de sangue no RN, atingindo um universo jovem e saudável, compromissado com os valores humanitários”.

O desafio maior desses jovens, explicou a diretora, é chegar aos 25 anos de idade tendo realizado 25 doações, motivo pelo qual o grupo é assim intitulado. No Estado, essa meta já foi alcançada por dois voluntários. Além das doações, os participantes ajudam nas campanhas desenvolvidas pelo Hemonorte e recebem capacitações sobre temas importantes para estimular a manutenção de hábitos de vida saudável, como sexualidade e drogas. Assim, esses jovens também atuam como multiplicadores de informações sobre a importância da doação voluntária de sangue, junto a seus familiares e grupos de amigos.

Para aderir ao grupo, o interessado deve estar na faixa etária de 16 a 21 anos, participar de treinamento ministrado pelo Hemonorte e assinar um termo de adesão depois da primeira doação. Após o ingresso, o jovem deverá comprometer-se a manter um estilo de vida saudável (sem riscos de contaminação por doenças infecto-contagiosas) e realizar no mínimo três doações de sangue ao ano. Depois da segunda doação, o participante recebe o “Card 25” (carteira de membro fidelizado do clube), é homenageado ao atingir cinco, dez, quinze e vinte doações. Na 25ª doação o jovem é parabenizado com a medalha de honra ao mérito do Clube 25.

Fonte: Assessoria Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário