quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

RN forma a primeira turma com capacitação em Operações em Estádios

Nesta quinta feira, dia 2, às 9 horas, será realizada a solenidade de encerramento do Curso Básico de Operações em Estádios (CBOE), promovido pela Secretaria de Segurança Pública do RN (SESED), por meio de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN).

CBOE depois do jogo ABC e AFC 29/01
Um total de trinta e cinco agentes públicos, representantes do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, ITEP, Polícia Civil e da Guarda Municipal de Natal concluíram o curso que tem por objetivo capacitar os servidores da segurança pública a atuarem com mais eficiência em eventos desportivos.
O RN é o segundo estado do país a realizar um curso na área. O primeiro é o Rio de Janeiro, estado que inclusive colaborou com a formação e capacitação dos instrutores da corporação potiguar .

Em terras potiguares, o curso teve duração de 68 horas aulas, com avaliações práticas e teóricas e com estágio operacional durante o primeiro clássico do ano entre ABC e América.

“Com a escolha da cidade de Natal para sediar a Copa do Mundo de Futebol (2014), estamos nos preparando para oferecer um serviço mais especializado para eventos desportivos. Os concluintes desta primeira turma estão habilitados a desempenharem as funções de coordenação e atuação nas operações preventivas em estádios e em eventos de aglomeração de grande público e serão multiplicadores para disseminar a doutrina de prevenção em estádios, nos complexos esportivos do estado”, disse o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Dantas.

A solenidade de encerramento, com a diplomação dos concluintes pelo Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, será realizada no Centro Superior de Formação e Aperfeiçoamento (CSFA), do Corpo de Bombeiros Militar do RN, situado na Base Aérea de Natal, Setor Oeste, na Avenida Luiz Antônio, em Parnamirim. Além do titular da SESED estará participando também o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, o Delegado Geral de Polícia Civil, Fábio Rogério, Diretor do ITEP, Nazareno de Deus, o Secretário da SESED de Natal, Carlos Paiva, entre outras autoridades.

Durante o curso, os alunos tiveram contato com disciplinas importantes de Operações em Estádios entre elas: Atendimentos a Múltiplas Vítimas, Antiterrorismo, Operações Aéreas, Socorro de Urgências, Noções de Direito aplicado em eventos desportivos, Legislação Técnica, Comunicação Social, Salvamento Terrestre, Sistema de Comando de Incidentes, entre outras.

Fonte: Imprensa CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário