terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RN contribuirá com a elaboração do plano de ação emergencial para o período de chuvas no Nordeste

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, está construindo, por meio de um trabalho interministerial, o Plano Emergencial – Região Nordeste que tem o objetivo de elaborar planos de contingência em 47 municípios com maior incidência de desastres. A ação visa auxiliar esses municípios na preparação para o período de chuvas, com o desenvolvimento de atividades relacionadas à mitigação de riscos e preparação para desastres.

Para contribuir com a elaboração deste plano, a Sedec convidou o Coordenador Estadual de Defesa Civil do RN, o Tenente Coronel Josenildo Acioli, para participar de uma reunião que irá acontecer no dia 15 de fevereiro, em Brasília, na sede Ministério da Integração Nacional, bloco E, 7º andar, sala 766.

Ao convidar o oficial do Corpo de Bombeiros Militar do RN para auxiliar na elaboração do plano emergencial, a Sedec levou em consideração o seu perfil como gestor e os resultados alcançados pelo Rio Grande do Norte em 2011.

Entre os meses de janeiro e novembro de 2011, o Governo do Estado, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, conseguiu implantar 17 coordenadorias municipais de Defesa Civil no RN. "O estado conta, atualmente, com 37 municípios cadastrados junto a Secretaria Nacional de Defesa Civil, de um total de 167 municípios existentes. A nossa meta é chegar a todos os municípios do Estado", disse o coordenador estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Acioli.

A meta é incentivar a transformação da cultura da defesa civil no Estado do Rio Grande do Norte, através da criação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, em todos os municípios do RN. É através da Gestão de Risco que os municípios podem identificar, analisar, mapear e atuar na prevenção e preparação para as emergências com medidas estruturais e não-estruturais, principalmente na comunicação do risco (informação pública e capacitação).

“A participação do RN na elaboração de um plano emergencial de Defesa Civil para a região nordeste vem consolidar as ações preventivas do seguimento e fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil. Estamos mostrando ao país que somos capazes gerenciar ações de grande relevância para a nação”, disse o Tenente Coronel Josenildo Acioli.

Mais informações:  Tenente Coronel Josenildo Acioli – Coord. Estadual de Defesa Civil

Fonte: Comunicação Social CBM-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário